Review Custo Benefício

Melhores Microfones para Gravar Vídeos – TOP 6 Atualizado 2023

Guia atualizado em 18/09/2023

Se você começou a produzir vídeos ou está pensando em iniciar as produções, já deve saber que um áudio ruim pode comprometer a qualidade e reputação do seu conteúdo. 

Com uma câmera média e o microfone certo, dá pra produzir um conteúdo de ótima qualidade. 

É por isso que nós do review custo benefício vamos apresentar uma seleção top, dos Melhores microfones para gravar vídeos de acordo com as suas necessidades e também com o seu bolso.

E é claro que se no final dessa resenha você se interessar, os  links seguros para compra estão bem aqui nos botões “ver preço”.

Aviso dado, então bora pro review!

HyperX Quadcast S

Detalhes:

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/16-bits

Efeitos de iluminação RGB 

Base ‘shock mount’ anti vibração

Filtro pop interno

Entrada para fone de ouvido 

Comprimento do cabo: 3 m

Avaliação 4.9
4.9/5

Melhores microfones para gravar vídeos – HyperX Quadcast S

Vamos começar pelo HyperX Quadcast S, um microfone de mesa ideal para quem quer mais profissionalismo no mundo streamer e na criação conteúdos. 

Com ele, dá para fazer gravações ou transmissões ao vivo com excelente qualidade sonora, seja para podcasts ou vlogs, podendo ser usado tanto no pc quanto no playstation. 

O sistema desse microfone é feito para captações de curta distância e ele já vem com a base shock mount com antivibração, para reduzir os ruídos caso encoste na base ou esbarre na mesa ou bancada e ainda tem filtro integrado.  

O QuadCast S tem iluminação RGB com várias configurações de cores que vai colorir seu setup. Dá pra personalizar os efeitos de cores e de modulação de voz através do software exclusivo gratuito.

A luz indicadora na mesma área da iluminação RGB indica o status do microfone – ligado ou desligado – e olha que legal: a parte de cima é sensível ao toque para mutar e desmutar. 

Ele tem quatro modos diferentes de captura de voz (daí o nome “QuadCast”) com botão de seleção desses modos localizados na parte traseira. 

No modo Estéreo o som é captado em três eixos diferentes (frente e laterais do microfone). Recomendado para vocais e instrumentos musicais. 

No modo Omnidirecional o som é captado em todas as direções, recomendado para podcasts com várias pessoas e conferências.

Aí tem o modo Cardióide quando o som é captado apenas pela frente do microfone, recomendado para quem grava podcasts sozinho, streaming, narração e instrumentos musicais, e o Bidirecional quando o som é captado pela parte frontal e traseira do microfone, recomendado para entrevistas pessoais, em que o microfone fica entre duas pessoas. 

Curtiu? E o melhor, ele é plug and play, então é só conectar no pc ou console e sair usando. 

Ele tem saída de 3,5 mm para fones de ouvido e a entrada é USB tipo C. 

Na parte inferior frontal fica localizado o ajuste giratório super prático, para ajustar a sensibilidade de captação de voz do microfone. 

E tem também a versão anterior que é o HyperX Quadcast. 

A única diferença é que ele não é RGB e fica somente vermelho, mas se você não se importar com isso, vai conseguir economizar. 

Ficha técnica HyperX Quadcast S:

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/16-bits

Efeitos de iluminação RGB 

Base ‘shock mount’ anti vibração

Filtro pop interno

Entrada para fone de ouvido 

Comprimento do cabo: 3 m

Três condensadores de 14 mm

Compatível: PC, PS5™, PS4™ e Mac®

4 padrões polares: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide, Bidirecional

Ideal: Streamer, podcasts e vlogs. Microfone de mesa para curta distância

Blue Yeti Nano

Detalhes: 

Efeitos vocais aprimorados 

Comprimento do cabo: 2 m

2 cápsulas de condensador 14mm

Plug ‘n play – compatível com Mac e PC

Padrões Polares: Cardióide, Omnidirecional

Avaliação 4.6
4.6/5

Melhores microfones para gravar vídeos – Blue Yeti Nano

A nossa segunda indicação é o Blue Yeti Nano, que também é um microfone de mesa para streams, podcasts e vlogs com captação de áudio de curta distância. 

Mas, com uma vantagem: ele tem baixo investimento se comparado com o valor do Quadcast S, e entrega praticamente a mesma qualidade sonora, com menos possibilidades de captação e outros detalhes, mas acaba valendo a pena para quem tá começando, vamos te mostrar os detalhes, olha só… 

O Yeti Nano, como você já deve ter percebido pelo nome, é uma versão compacta do irmão maior, o Yeti. 

Os dois são microfones condensadores de mesa voltados para a galera do streaming, seja de gameplays, de podcasts, de chamadas ou mesmo criadores de conteúdo no YouTube. 

Com um corpo super sólido e visual moderno e retrô ao mesmo tempo, o Yeti Nano já vem com suporte de mesa bem robusto e resistente, com base circular pesada e antiderrapante, mantendo ele bem firme em praticamente qualquer superfície. 

Mas também dá para prender ele em uma aranha (o famoso shock mount, que já falamos aqui) ou ainda em um braço, estilo boom, porque ele vem tanto com a rosca na parte inferior quando com as tarraxas laterais para fixação do shock mount. 

Disponível nas cores preta, dourada, azul e vermelha, o Blue Yeti Nano tem dois botões: o da frente é o power/volume, que controla o volume de saída dos fones de ouvido enquanto ou depois que você grava. 

Ele acende o led vermelho quando o microfone está ligado, mas não está ativo; fica amarelo ou piscando em várias cores quando está atualizando firmware ou sendo procurado pelo software; e no verde quando tudo está 100% funcionando e pronto para gravar. 

Para ativar o mudo basta pressionar e o LED fica vermelho também, aí é só pressionar novamente para desmutar. 

O Blue Yeti Nano tem dois tipos de padrão de polaridade que podem ser ativados de acordo com a necessidade: o modo cardioide para captar apenas pela frente do microfone e o modo omnidirecional para captar em todas as direções. 

Simples, elegante e que entrega uma qualidade cristalina da voz pelo preço, no teste de voz, o Yeti Nano realmente não deixa a desejar

E pra fechar, ele é super prático, Plug-and-play, compatível com PC ou Mac, sem a necessidade de ajustes finos ou instalação de software específico. 

Como ponto de atenção a gente destaca que ele não tem botão de volume de ganho já acoplado no aparelho, mas isso pode ser feito via software. 

É com certeza um modelo custo benefício para você ficar de olho!

Ficha técnica Blue Yeti Nano

Suporta taxas de amostragem de até 24 bits/48kHz 

Efeitos vocais aprimorados 

Comprimento do cabo: 2 m

2 cápsulas de condensador 14mm

Plug ‘n play – compatível com Mac e PC

Padrões Polares: Cardióide, Omnidirecional

Ideal: Streamer, podcasts e vlogs. Microfone de mesa custo benefício

Rode Me/Rode Me-L

Detalhes:

Função amplificador de microfone

Padrão polar: Cardióide (direcional)

Tipo de conexão: Android e Iphone 

Avaliação 4.8
4.8/5

Melhores microfones para gravar vídeos – Rode Me/Rode Me-L

Mas com o avanço da tecnologia e inúmeras possibilidades usando apenas o celular, pode ser que você queira gravar conteúdos direto do smartphone e, para ter conteúdo de qualidade também pode ser necessário um microfone. 

É por isso que, para este caso, sugerimos o Rode Me ou Rode Me-L, um modelo de microfone direcional para celular e a diferença entre os dois é que o ME é para Android e o ME L é para quem tem Iphone. 

Para começar vale destacar que com esses modelos você poderá captar áudio com até 2 metros de distância do celular. 

Ideal para gravações ao ar livre e por ser direcional, ele reduz os ruídos ao redor para focar exatamente no que você está filmando, garantindo qualidade e clareza nos seus conteúdos. 

Ele é super discreto, leve e compacto. 

Vem com o conector de 3,5 mm que fornece uma saída de fone de ouvido para monitoramento e reprodução de áudio. 

Os dois modelos já contam também com um clipe de microfone para fixação no smartphone e assim garantir que esteja bem fixado e ainda vem com um dead cat, aquela espuminha anti ruidos, ideal para filmar em condições externas e climáticas adversas, para proteger de ruídos como vento ou barulho de obras e trânsito. 

Feito de alumínio e com acabamento de cerâmica de uso militar, o Rode Me tem estrutura rígida e resistente a desgastes que protege contra arranhões. 

No teste de áudio ele passou com estrelinhas, porque realmente o padrão direcional elimina os ruídos de fundo e foca apenas na pessoa que está em frente ao celular,  garantindo a clareza do som. 

Se o seu foco é gravar utilizando o smartphone de forma direcional, com uma ou duas pessoas em frente ao aparelho, esse é certamente o indicado. 

Ficha técnica Rode Me/Me-L

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/24-bits

Função amplificador de microfone

Padrão polar: Cardióide (direcional)

Tipo de conexão: Android e Iphone 

Funciona perfeitamente com o  RØDE Reporter App, Câmera e outros aplicativos de gravação

Ideal: Gravação com smartphones Microfone direcional até 2m 

Rode VideoMicro

Detalhes: 

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/24-bits

Padrão polar: Cardióide Shock mount Rycote® Lyre®

Compacto e leve

Avaliação 4.8
4.8/5

Melhores microfones para gravar vídeos – Rode VideoMicro

Agora, se você já tem uma câmera de gravação e quer melhorar a captação de áudio, sugerimos o Rode VideoMicro, um modelo de microfone direcional para câmeras e gravadores.

A conexão dele com os equipamentos é via P2 e o alcance na captação é de até 2m de distância. 

Ele tem formato bem parecido com o ME ou ME-L, em formato cilíndrico e também acompanha o dead cat para proteger contra ruídos externos. 

Leve e compacto, o corpo do microfone é feito em alumínio, oferecendo um alto nível de isolamento de ruído e apresenta acabamento em cerâmica preta. 

O Rode VideoMicro segue o padrão dessa linha de microfones e incorpora uma cápsula de condensador cardióide. 

Por ser direcional, possui configurações que reduzem o impacto de sons externos e foca somente no áudio em frente à câmera. 

E ainda conta com sistema de captação desenvolvido para oferecer um som mais natural quando gravando em ambientes internos. 

O Rode VideoMicro não exige uso de bateria ou pilha, pois são energizados pelo plug da câmera.

Quanto ao teste de som, notamos a eficiência sonora e o alcance de até 2 metros, sem muita interferência de ruído. 

Ficha técnica Rode VideoMicro

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/24-bits

Padrão polar: Cardióide Shock mount Rycote® Lyre®

Compacto e leve

Ideal: Câmeras e gravadores plug P2 Até 2m de distância

Boya By-M1

Detalhes: 

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/24-bits

Padrão polar: Ominidirecional 

Resposta de frequência plana

Cabo de 6 metros

Avaliação 4.6
4.6/5

Melhores microfones para gravar vídeos – Boya By-M1

Partindo para a próxima opção, entramos na sugestão de lapela, pra quem precisa gravar somente a própria voz, perto ou mais distante da câmera. 

É ele, o Boya By-M1, microfone de lapela para câmera ou celular que alcança até 6 metros de distância na captação de áudio. 

Esse modelo é omnidirecional e foi projetado para uma variedade de equipamentos como Smartphones, DSLR, filmadoras, gravadores de áudio, PC, etc. 

Com o BOYA BY-M1 vai ser possível gravar para vlog, realizar apresentações, entrevistas, e muito mais. 

E é bem simples e fácil de usar, é só fixar o microfone na roupa e conectar o cabo na câmera ou filmadora, usando o modo “câmera” ou conectar ao smartphone e alternar para o modo “OFF/Smartphone”. 

O Boya By-M1 vem ainda com espuma para evitar ruídos, clipe de lapela, um adaptador de 1/4” e uma bateria incluída. 

E um detalhe muito importante é que a versão de entrada P2, funciona em smartphones android, e também no Iphone usando o adaptador. 

Mesmo estando próximo da boca, esse modelo capta o som bem liso e supera muito as expectativas pele preço, inclusive esse review inteiro está sendo gravado com ele, em um ambiente fechado, e você pode conferir se a qualidade te atende (vídeo no fim do post). 🙂

Quer um lapela bom, bonito e barato? Então vai sem medo no BOYA BY-M1. 

Ficha técnica BOYA BY-M1

Suporta taxas de amostragem de até 48kHz/24-bits

Padrão polar: Ominidirecional 

Resposta de frequência plana

Cabo de 6 metros

Ideal: Lapela para câmera e celular. Até 6m de distância 

Boya BY-WM8 Pro-K1

Detalhes:

Frequencia de resposta até 40 Hz a 18 kHz 

Fonte de alimentação: 2 pilhas AA

Padrão polar: Ominidirecional 

Visores LCD de fácil leitura

48 canais UHF selecionáveis

Receptor sem fio de canal duplo 

Tempo de operação: 4 horas

Avaliação 4.9
4.9/5

Melhores microfones para gravar vídeos – Boya BY-WM8 Pro-K1

Partindo pra próxima opção, temos outro modelo da Boya que também é de lapela, mas tem diferenciais e vantagens para quem quer uma performance mais profissional nas gravações de vídeo. 

O Boya BY-WM8 Pro-K1 tem microfone duplo, é sem fio e tem alcance de captação de até 50m saindo um áudio top de acordo com teste, mas de acordo com a fabricante ele pode chegar a 100m sem obstáculos a frente. 

O sistema desse modelo é mais sofisticado e conta com receptor sem fio de canal duplo para câmera, filmadora e até smartphones usando um adaptador. 

Por aqui são 48 canais, permitindo aos usuários executar vários conjuntos de sistemas BY-WM8 Pro ao mesmo tempo sem problemas, facilitando a captura de entrevistas, diálogos de filmes, gravação de campo, transmissão de TV, coleta de notícias, Vlog, vídeos do YouTube e muito mais.

A entrada do microfone é de 3,5 mm ou XLR, podendo funcionar nos modos estéreo e mono selecionável. Para uma captação mais profissional, através do receptor é possível monitorar o som que está sendo captado. 

Além disso, os visores de LCD do receptor facilitam a leitura e configurações. 

Tem ainda a função de bloqueio automático do LCD, que evita o toque acidental durante as gravações. 

O sistema é super fácil de usar e funciona imediatamente. Basta conectar o microfone e começar a gravar. 

A alimentação é feita por duas pilhas.  e a qualidade sonora surpreende. 

Toda essa qualidade impacta no preço. Mas claro, vale o investimento caso você precise de mais qualidade sonora. 

A Boya conta ainda com a versão BY-WM8 Pro-K2 com dois transmissores e um receptor inclusos no kit. 

Possui as mesmas configurações do K1, com a diferença da quantidade de transmissores, para captar um lapela a mais.

Quer um lapela sem fio, de boa distância e de ótima qualidade de captação? Esse é o modelo de melhor custo benefício atualmente.  

Ficha técnica Boya BY-WM8 Pro-K1/Pro-K2

Frequencia de resposta até 40 Hz a 18 kHz 

Fonte de alimentação: 2 pilhas AA

Padrão polar: Ominidirecional 

Visores LCD de fácil leitura

48 canais UHF selecionáveis

Receptor sem fio de canal duplo 

Tempo de operação: 4 horas

Ideal: Entrevistas, Gravação de campo, Notícias e vlog até 50m 

Melhores microfones para gravar vídeos – Bm100Fx da Lorben

Mas ó,  se você está começando e quer primeiro experimentar a geração de conteúdos com vídeos, a gente tem a opção perfeita. 

Esse é o Bm100Fx da Lorben, microfone condensador Usb de curta distância, ideal para vlogs e conteúdos em geral, com ótimo custo benefício, ideal para quem quer investir muito.

Nos testes de áudio a gente conseguiu identificar que ele tem uma qualidade bem básica, mas que atende para quem tá começando. 

Ele capta  ruído do ambiente, então é bom um local com pouco ruido ou isolado acusticamente.

Pelo precinho e custo benefício indicamos esse modelo que não poderia ficar de fora dessa lista! 

Conclusão:

E chega ao fim a nossa top lista com os melhores microfones para gravação de vídeos. Esperamos ter te ajudado de alguma forma na escolha.

Nós vamos ficando por aqui. Espero que você tenha conseguido escolher o modelo ideal para você e se esse artigo te ajudou de alguma forma, não esqueça de compartilhar com um amigo. 

Assim vocês irão economizar e receber as melhores análises e resenhas de produtos.

Te vemos no próximo review! 🙂

Assista a este conteúdo via vídeo review

plugins premium WordPress