Review Custo Benefício

Galaxy A32: Tudo sobre o smartphone barato da Samsung! Vale a pena?

O Galaxy A32 é um dos integrantes menos refinados da nova geração da família Galaxy A. Porém, enganam-se as pessoas que pensam que ele é o menos interessante. Isso porque o aparelho possui diversas características dos modelos mais potentes.

Dessa forma, hoje, nós, do Review Custo Benefício, vamos te mostrar todos os seus pontos positivos e negativos. Será que a linha continuou acertando e vale a pena? Ao final deste artigo, você saberá a resposta. Vamos analisar as principais características do smartphone barato da Samsung.

Samsung Galaxy A32

Detalhes: Tela 6,4” de 90Hz Super AMOLED, Gorilla Glass 5, 184g, Helio G80 MediaTek, Android 11 One UI 3.0. 4GB/128GB + MicroSD atè 1 TB.

Câmeras traseiras: 64 Mp + 8 Mp + 5 Mp + 5 Mp.

Câmera frontal: 20 Mp.

Bateria: 5000 mAh.

Acessórios 

O Galaxy A32 vem em uma embalagem tradicional da Samsung. Além do aparelho, estão inclusos: carregador de 15W de potência, cabo USB no padrão C. Aliás, quem adquirir o modelo receberá chavinha para abrir a gaveta do Chip/MicroSD e manual do usuário.

Porém, o celular não vem com fone de ouvido. Inclusive, esse é o padrão amplamente adotado por vários fabricantes de uns meses para cá.

Design

Logo de cara, a primeira coisa que mais nos chamou atenção foi o seu apelo minimalista. Mas, o smartphone tem um conjunto fotográfico no mesmo formato dos irmãos A52 e A72. Porém, as câmeras ficam grudadas na tampa traseira, em vez de agrupadas em um bloco tipo saltado, como é feito em outros modelos da linha A.

Esse tipo de design não é inédito, mas se destaca de forma positiva e dá um charme a mais no modelo. Um ponto negativo, porém, dessa escolha é que os sensores ficam levemente saltados do aparelho. Isso os deixa desprotegidos, então o cuidado tem que ser redobrado.

O Galaxy A32 possui corpo em plástico e acabamento brilhante. Observando bem, a aparência se parece mais a de um celular premium. Além disso, ele está disponível nas cores azul, preta, branca e violeta.

O modelo é o mais leve da linha, apesar de manter os 8,4 milímetros de espessura. Referindo-se a conexões e slots, ele possui uma entrada para dois chips de operadora e um cartão de memória. Na lateral inferior, o A32 traz ainda um conector para fones de ouvido.

Nessa mesma região, o modelo apresenta uma porta USB-C 2.0 para carregamento e um único alto-falante. Esse, inclusive, é outro ponto negativo, já que alguns concorrentes já trazem som estéreo em celulares da mesma faixa.

Tela e som

Falando em tela, o A32 conta com uma tela Super AMOLED Full HD+ de 90 Hz. O painel adotado pela Samsung tem nível agradável de brilho, contraste e preto. Assim, até mesmo o brilho mínimo é um bom destaque no Galaxy A32. Tal característica torna o celular confortável de ser usado no escuro.

Esse é um dos pontos mais fortes da Samsung. Eles não costumam economizar em telas. A taxa de atualização de 90 Hz também deixa rolagens, animações e jogos mais fluidos

Câmera e vídeo

E as câmeras? o Galaxy A32 traz um conjunto semelhante ao que vimos em seus irmãos mais caros A52 e A72. Então, são quatro no total, sendo uma principal de 64 MP. Aliás, as outras são uma ultrawide de 8 MP, e duas de 5 MP, com lentes macro e profundidade

A câmera principal entrega imagens com cores bem vivas, excelente definição e bom alcance dinâmico HDR. O modelo não contém lente telefoto. Ainda assim, o A32 faz um recorte dos 64 MP para oferecer zoom digital de até 10x.

As imagens não são tão boas no zoom máximo, mas as fotos de até 4x não sofrem por falta de detalhes. As imagens com o sensor ultrawide também são bem interessantes, embora os 8 MP não entreguem muita definição nas imagens. Já a câmera macro em ambientes internos, traz uma definição prejudicada.

Por contar com foco fixo, é bom ficar atento para manter o objeto sempre entre 3 e 6 cm. Caso não considere essa distância, o objeto sairá de foco. O Modo Retrato  é bastante competente, embora seja possível encontrar algumas falhas no recorte do fundo.

Falando em selfies, os 20 MP da câmera frontal entregam ótimo resultado, com ótima definição e cores vivas. Já as fotos em ambientes noturnos apresentaram muitos ruídos. Isso é resultado da nitidez e da exposição exageradas para compensar a falta de luz. 

Em relação a gravação de vídeos, o A32 consegue gravar apenas até Full HD a 30 quadros por segundo (fps). Devido à ausência da estabilização, os vídeos capturados são mais tremidos. No entanto, as imagens são de boa qualidade.

Bateria

Falando em bateria, o Galaxy A32 vem com os mesmos 5.000 mAh do seu antecessor A31. Assim, ele é capaz de passar dois dias longe de tomadas com uso moderado. Para o usuário que faz uso leve com redes sociais, Telegram e WhatsApp, passar o final de semana fora de casa é bem tranquilo. Isso, sem precisar se preocupar com o carregador.

E o tempo de recarga? Como temos por aqui o mesmo carregador e bateria de antes, o Galaxy A32 acaba demorando as mesmas 2 horas e 15 minutos para ir de 0% a 100%

Desempenho e Armazenamento

O Galaxy A32 vem com um processador Helio G80 da MediaTek, modelo octa-core. Assim, você terá à sua disposição dois núcleos capazes de chegar a 2 GHz e outros seis a 1,8 GHz. O objetivo é que os núcleos mais rápidos e que usam mais energia sejam utilizados apenas em tarefas mais exigentes.

Dessa forma, os mais lentos, mas que consomem menos bateria, operem na maior parte do tempo. Ele oferece 4 GB de memória RAM, quantidade típica em celulares de entrada. Desse modo, no total, deve ser suficiente para dar conta do dia-a-dia.

O A32 conta com 128 GB de armazenamento. Além disso, ele permite o uso de cartões de memória tipo microSD de até 1 TB de capacidade. Antes que eu me esqueça, o modelo vem com o Android 11 instalado.

Segundo a política de suporte da Samsung, o usuário tem direito a quatro anos de atualizações de sistema.

Recursos Adicionais

Não menos importante, ele possui todos os acessos necessários para um funcionamento top de celular. Apesar de não trazer tecnologia 5G nesse modelo, o A32 conta com conexões dignas de um ótimo intermediário atualmente, como bluetooth 5.0, NFC para pagamentos por proximidade, leitor de impressão digital e wi-fi dual band, que habilita as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.

Preço

E o preço? Vale a pena por aqui o custo benefício? Atualmente, o modelo pode ser encontrado na faixa dos R$1.500 nas melhores lojas. De acordo com nossas pesquisas de mercado, esse é um valor interessante.

Ainda mais, se  considerarmos os recursos que ele entrega e sua durabilidade com o passar do tempo.

Prós

Contras

Conclusão

Bom, pra concluir, o Galaxy A32 é um celular intermediário 2021 bastante competente. Sua tela Super AMOLED com taxa de atualização de 90 Hz é um colírio aos olhos. Aliás, possui ótima definição e cores vivas, além da bateria que traz excelente autonomia.

O aparelho, no geral, entrega um conjunto interessante para quem procura um bom intermediário para 2023 e 2024

Se este artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe nas suas redes sociais. Assim, você irá economizar e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. Te vejo no próximo review!

Assista a este conteúdo via vídeo review

plugins premium WordPress