Review Custo Benefício

Galaxy A72: Vale a pena o preço? Análise do Queridinho da Samsung

O mercado de celulares intermediários nos mostra a cada lançamento que nem sempre é preciso adquirir um smartphone tão caro.

Certamente a prova disto são os aparelhos mais recentes da linha Galaxy A, da Samsung.

Entre eles, precisamos citar o Galaxy A72.

O Samsung Galaxy A72, lançado no Brasil no começo de abril de 2021, chegou apostando em diversos recursos vindos de smartphones mais caros.

Confira agora o review dele, o A72 da Samsung e todos os seus pontos positivos e negativos.

Então, vamos direto ao review. Portanto, confira:

Galaxy A72 é um bom smartphone? 

Samsung Galaxy A72

Detalhes: Tela 6,7” Full HD+ Super AMOLED, Gorilla Glass 5, Snapdragon 720G octa-core. 6GB /128 GB (expansível). Câmeras traseiras: 64 MP + 12 MP + 8MP + 5MP. Câmera frontal: 32MP e Bateria de 5000 mAh.

Itens inclusos: Carregador de 25W, Cabo USB no padrão C, Guia do usuário e Chave para a gaveta chip + microSD.

Acessórios 

O Galaxy A72 vem em embalagem similar à do A71. Além do aparelho, estão inclusos: o carregador de 25W, cabo USB no padrão C nas duas pontas. E aliás, como não poderiam faltar, na caixa do aparelho vem manuais e chavinhas para abrir gaveta do chip e microSD.

No entanto, esse modelo vem sem o fone, padrão amplamente adotado por vários fabricantes de uns meses para cá.

Design

Falando em design, o Galaxy A72 recebeu uma repaginada interessante no design, trocando a identidade visual completamente.

Assim, o módulo de câmeras é consideravelmente maior. Dessa forma, a peça é integrada ao corpo do aparelho, como se fosse uma peça única.

Além disso, esse apetrecho possui a mesma cor da tampa traseira. E então, falando em cores, ele está disponível em preta, branco, azul e a novidade: violeta puxado para um lilás clarinho.

Ainda na parte traseira, o acabamento é fosco perolado, e seu material é todo em plástico.

Na lateral do aparelho, temos o botão power e controle de volume. Já no topo há a entrada híbrida do microSD e chip das operadoras, além do microfone.

Na parte inferior, se encontram as entradas para os fones de ouvido, cabo USB-C, alto-falante e um segundo microfone.

O ponto negativo é que o A72 ficou maior e mais pesado. Mas a tela continua com o mesmo tamanho de antes. Podemos dizer que parte dos motivos está no foco em aumentar a bateria. No entanto, veremos isso mais adiante nesse review.

Tela

Falando em tela, seu display é full HD+ Super AMOLED de 6.7 polegadas, com bastante nitidez, mesmo sob a luz do dia.

Além do mais, a tela de 90Hz proporciona visualização suave enquanto o usuário joga ou navega. A tela tem proteção Gorilla Glass 5 que é mais resistente a danos.

No geral, ela entrega brilho forte a nível de top de linha da marca. Aliás, exibe cores vibrantes com boa saturação e tem excelente ângulo de visão.

Som

Falando em áudio, temos uma mudança bem-vinda e que deveria ter acontecido há muito tempo. No A72, foi adotado dupla saída de áudio.

O alto-falante de chamadas funciona como um canal secundário, o que ajuda a proporcionar maior imersão com seu som estéreo. A potência é boa e o áudio é bem equilibrado.

Câmera e vídeo

E as câmeras? O A72 é equipado com conjunto quádruplo de câmeras na traseira. Isso porque, a principal tem 64 MP, a segunda é uma ultra wide de 12 MP com foco fixo.

Além dessas, temos a terceira é uma macro de 5 MP, e a novidade desta geração.

A última câmera de 8 MP, oferece zoom óptico de até 3x e zoom híbrido de até 30x. No entanto, a qualidade em zoo muito alto é praticamente zero.

A recomendação é utilizar, no máximo, até 10x de zoom para ter uma boa foto.

A câmera principal possui ótima definição, bom HDR,  adicionando mais saturação e contraste às imagens.

Mesmo com a ausência de um sensor de profundidade, o Galaxy A72 faz um Modo Retrato surpreendente para a categoria.

A câmera permite isolar muito bem o fundo e não deixa as bordas do objeto principal borrado. Além disso, a câmera de selfies de 32 MP é a mesma presente no Galaxy A71.

Assim, nesse quesito, não há muitas melhorias para destacar,  tanto as cores vibrantes quanto a boa definição continuam.

Em relação a gravação de vídeos, esse modelo consegue gravar em 4K a 30 quadros por segundo, com ótima estabilização.

A experiência de gravação do smartphone em ambientes com boa iluminação é excelente, mas em vídeos noturnos.

No entanto, o Samsung Galaxy A72 não entrega um bom trabalho, principalmente no assunto entrada de luz. Isso apesar de possuir um sensor de boa abertura.

Bateria

A bateria do Galaxy A72 possui uma bateria de 5.000 mAh, com suporte para carregamento rápido de 25 W.

Para um celular com um hardware intermediário e sem muitas opções que demandam muita energia, isso é um verdadeiro trunfo. De fato, a capacidade da bateria é classe A!

Então resolvendo o problema falado lá em cima sobre o celular vir maior e com umas gramas a mais.

A nossa análise é de que isso foi um acerto, pois melhorias em bateria são sempre muito bem vindas.

Além disso, a autonomia da bateria é certamente um destaque deste aparelho, pois permite usarmos o celular sem restrições.

Assim, é possível usar o aparelho durante o dia inteiro sem ter que plugá-lo na tomada. Uma carga completa, de 0% a 100%, leva em média 1h25min com o carregamento rápido.

O que não é ruim, ainda mais considerando o tamanho da bateria. Um ponto negativo é que ele não é adepto ao carregamento sem fio, que, no dia a dia, é muito mais prático.

Com o passar dos anos, essa tecnologia deve ser integrada aos modelos intermediários.

Desempenho e Armazenamento

E o desempenho e armazenamento? O Galaxy A72 conta o Snapdragon 720G em seu chipset, uma atualização interessante em relação ao Snapdragon 730 irmão mais velho A71.

Além disso, seu processador é o Android 11. No geral, o A72 traz uma singela melhoria em velocidade da CPU, mas mesmo assim, é capaz de lidar bem com tarefas diárias

Aliás, a navegação em redes sociais e streaming de vídeo é muita facilidade. Para jogos, o processador precisa de um pouco mais de tempo para carregar alguns mais pesados.

No entanto, o desempenho durante os jogos é muito bom para esta faixa de preço.

Com o gráfico no médio, você vai conseguir rodar jogos de última geração. O armazenamento é de 128 GB e o suporte para um cartão MicroSD, além de 6 GB de memória RAM.

É bom saber que há suporte para expansão de memória para até 1 TB.

Mas esse não é um ponto que se leva muito em consideração, já que o smartphone conta com boa capacidade de armazenamento.

Recursos Adicionais

E não menos importante, ele tem todos os acessos necessários para um funcionamento top de celular, Wi-fi, GPS, biometria, Bluetooth Um  ponto positivo do Galaxy A72 é o suporte à tecnologia de aproximação NFC.

Essa função habilita pagamentos através de plataformas como o Samsung Pay, um recurso ainda pouco usado, mas que tem público.

E não podemos esquecer que esse modelo é a prova D’água e poeira com proteção IP67. Essa propriedade é verificada de acordo com testes da Samsung.

Assim, esse celular pode ficar submerso por até 30 minutos em até 1 metro de profundidade.

Preço

E o preço? Será que vale a pena o investimento e custo benefício? Atualmente, o modelo pode ser encontrado por em média R$2.500 nas melhores lojas.

Nós, do custo benefício, consideramos esse um valor interessante se levarmos em conta recursos e durabilidade do modelo.

Prós

Contras

Bom, pra concluir, o Galaxy A72 é uma evolução muito bem-vinda em relação ao Galaxy A71. Embora o desempenho não tenha passado por muitas otimizações, o smartphone intermediário traz tela mais suave e fluida.

Essa característica é ideal para quem procura um aparelho para jogar e assistir a conteúdos com som estéreo de qualidade.

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe esse conteúdo com amigos. Assim, você ajudará muitas outras pessoas a economizar!

Assista a este conteúdo via vídeo review

plugins premium WordPress