Análise DJI Osmo Mobile 4 – Aplicativo:
Agora falando do aplicativo DJI MIMO, este é um app necessário e útil. É só baixar na play store ou apple store.
Bora falar rapidamente as funções? Lembrando que tem funções que dá pra você ter tanto pela tela do celular tocando, ou tanto pelo gimbal, isso vai depender da sua preferência.
No canto superior direito você muda a direção da câmera, coloca na câmera da frontal ou traseira No botão no centro você inicia a gravação ou tira fotos.
Em baixo tem uma mãozinha, nada mais é do controle gestual do osmobile 4. Ele serve para iniciar uma gravação ou tirar fotos de longe, apenas levantando a mao.
Na última opção em baixo é a galeria do app, pra onde vai todas as suas imagens capturadas.
No quadradinho à esquerda você define a resolução da gravação e também a taxa de quadros do vídeo, essa resolução e essa taxa de quadros pode variar de acordo com o modelo e a capacidade do seu smartphone. Neste caso aqui aparece as opções Full HD e 4K a 30 ou 60 quadros.
Logo abaixo tem os efeitos de glamour, você pode definir
como personalizado, desligado ou de maneira automática isso nada mais é do que um tratamento nas imagens que você está captando onde você pode definir suavidade, clarear objeto, iluminar e muito mais.
Nos 3 pontinhos você tem todas as configurações gerais do aplicativo, como flash, balanço de brancos e definir se quer as linhas de grade. Além de muitas outras muitas opções.
No canto direito do aplicativo é possível encontrar todos os modos de operação. Vídeo, foto, panorâmica, zoom dinâmico, timelapse e muito mais. No modo panorâmica por exemplo ele tira a foto automaticamente, basta você apontar a câmera para o centro que ele faz todo trabalho sozinho.
Também tem a opção de selecionar um objeto, pessoa, animal quando for filmar. Eo gimbal irá segui-lo perfeitamente como podemos ver nesse exemplo, esse modo chama ActiveTrack 3.0.
Mas e a estabilização? É boa mesmo? Fizemos 1 teste andando normal, usando o celular e depois um take do mesmo trecho e velocidade de passos com o estabilizador, andando normalmente. Claramente dá pra ver a diferença.
No geral, ele cumpre muito bem a função a que se propõe, mas é um produto que você precisa ter planejamento, precisa aprender a mexer, dá uma estudada pra você conseguir aproveitar e usar de todas as formas.
Falando na função principal que é estabilizar, como já imaginamos, é perfeito.
O único ponto negativo é que achamos ele um pouco pesadinho, inclusive, este foi um ponto de correção no osmo 5 que ficou em média 200 gramas mais leve, mas acabou perdendo autonomia e a função de power bank.
Mas olha, voltando pro Osmo 4, pra stories principalmente ele é perfeito, tem essas opções já prontas que ajuda muito, tik tok, vídeos curtos, para fazer imagem sozinho, é um excelente produto e sim tá aprovadíssimo.
No geral, mesmo já existindo a nova versão que é o osmo mobile 5, indicamos o 4 no custo benefício.
No caso do Osmo 5 só indicaremos caso você precise de um gimbal menor e com menos peso, por que ele teve uma redução de 30% nesse quesito, então se você precisar levar ele no bolso, ou em uma bolsa pequena você vai conseguir, já o 4 não cabe em qualquer bolso.
Além disso, o gimbal recebeu um pau de selfie de 22 centímetros e uma pequena melhora na estabilização. Também teremos um artigo exclusivo dele. Em contra partida como dissemos, a autonomia da bateria do 5 diminuiu e não ha como utiliza-lo de bateria externa.
Qualquer um dos dois irá te atender muito bem, inclusive o osmo mobile 3, que é bem parecido com o 4.